Compras online: cuidados que você deve ter para não cair em golpes

Compras online são uma ótima forma de fazer compras. Além de não haver a necessidade de sair de casa para comprar e receber um produto, todo o processo da compra é bem fácil e rápido.

No entanto, existem muitas pessoas má intencionadas na internet, e os golpes estão cada vez mais elaborados. Portanto, todo cuidado ao comprar online é pouco!

Para ajudar você a evitar qualquer problema comprando online, separamos algumas dicas essenciais para ficar longe de golpes online.

Promoções com descontos absurdos: tome cuidado!

Promoções são sempre a melhor forma de adquirir um produto e economizar um bom dinheiro. No entanto, se você encontrar ou recebe uma oferta de um produto sendo vendido a um preço muito abaixo da média, é bom pensar duas vezes antes de efetuar a compra.

Pessoas mal intencionadas sabem que todo mundo gosta de um bom desconto, e se aproveitam disso para enganar pessoas. Por isso, é sempre bom desconfiar de descontos altíssimos. Principalmente se a oferta vier de alguma fonte desconhecida. Ao fazer compras online, todo cuidado é pouco!

Não conhece a empresa? Faça uma pesquisa sobre ela

Pesquisar sobre a empresa responsável por uma loja online é sempre importante, principalmente se você não tiver ouvido falar sobre a loja virtual. Assim, você pode saber se a empresa é de confiança ou não.

A primeira coisa a se fazer é conferir se a loja está seguindo a as normas previstas em leis. A razão social da loja e o CNPJ devem estar expostos na página inicial da loja. Além disso, informações para contato, como e-mail, telefone e o endereço da loja também devem constar no site. Se nenhum desses dados constar no site, é melhor procurar outra loja.

Pesquisar sobre a reputação da loja é a segunda coisa a se fazer. Uma das principais fontes para conhecer a reputação da empresa é o Reclame Aqui, um site de proteção ao consumidor. O site permite que o consumidor registre suas insatisfações em relação a uma empresa. A empresa também tem o direito de responder a essas queixas e, se o consumidor pode avaliar o quão satisfeito ele ficou com a resposta. Empresas que buscam meios para solucionar os problemas do consumidor de forma transparente possuem uma nota maior e passam mais confiança.

Anúncios

O Procon também pode ser útil. O site mantém uma lista com lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. Se a loja em questão estiver na lista, não compre nada lá.

Por fim, as redes sociais também podem ser uma ótima fonte para conhecer a reputação da empresa. Procure pela página da mesma nas redes sociais e observe o que os clientes falam da loja.

O site é verdadeiro?

Você tem certeza que o site da loja que você está comprando algo é verdadeiro? Cuidado! Criminosos podem copiar o layout de uma loja verdadeira e hospedá-lo em um endereço semelhante ao original. Assim, você pode ter a sensação de que está entrando no site da loja, mas na verdade está navegando em uma cópia do original.

Nesse tipo de golpe, você compra um produto e faz o pagamento normalmente. No entanto, os produtos nunca chegarão, e ainda haverá uma chance dos criminosos roubarem os dados do seu cartão de crédito.

Este tipo de golpe é bem sofisticado, mas o método para evita-lo é bem simples: basta verificar se o endereço eletrônico é o mesmo da loja. Geralmente, o endereço do site fraudulento possui algumas alterações bem sutis, por isso, fique atento!

Não faça compras utilizando redes ou computadores públicos

Compras online devem ser feitas através de meios seguros. Ao utilizas um computador ou rede de Wi-Fi pública, pode não haver garantia de segurança suficiente para proteger seus dados.

Sendo assim, se você realmente não quer cair em um golpe e ter seus dados roubados por uma pessoa má intencionada, faça compras apenas em uma rede e em um dispositivo privado.

Leia a política da loja

A política da loja é um documento em que são registradas toda a política da loja em relação às vendas. É lá que você vai saber o que fazer em caso de devolução e troca de produtos, e também, vai saber o que a loja faz com relação à proteção de dados pessoais.

Se você encontrar algo estranho no documento, entre em contato com a loja e veja o que ela tem a dizer sobre. Se ela inspirar desconfiança, talvez seja melhor procurar outra loja online.

Ao comprar, sempre guarde todos os comprovantes da compra

Não deixe de salvar todos os comprovantes da compra que você fez. Guarde-os em uma pasta de seu computador e, se for melhor para você, imprima todos os comprovantes.

Dessa forma, se alguma coisa der errado, você tem como comprovar que fez aquela compra, e, dessa forma, poderá tomará as providências necessárias para solucionar o problema.

 

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!