Como poupar dinheiro nas compras

Poupar dinheiro ao fazer as compras é um desafio, principalmente por causa dos preços cada vez mais altos. Entretanto, preços altos nem sempre justificam um valor alto nas contas. Muitas vezes, isso ocorre por falta de organização do consumidor.

No post de hoje, reunimos dicas especialmente para quem quer gastar menos e, ainda, economizar. Confira!

Faça uma planilha de gastos

Primeiramente, você vai precisar organizar os seus gastos e montar o seu orçamento. Com uma vida financeira desorganizada, será impossível poupar algum dinheiro.

Portanto, pegue um papel e uma caneta e passe a anotar sua receita e suas despesas. Você também pode fazer uma planilha virtual. Para isso, utilize algum programa de edição de planilhas ou faça o download de algum aplicativo para smartphone. A maioria desses aplicativos são gratuitos e bem fáceis de serem usados.

Com a planilha em mãos, independentemente de seu formato, tome nota das suas receitas e seus gastos. Não deixe nenhuma despesa fora da planilha! Pois sua função é fazer um mapa de todo o seu orçamento. Com ela, você poderá identificar o que deve deixar de comprar para conseguir poupar.

Defina limites para os seus gastos.

Estipular um limite para seus gastos fará com que você poupe um bom dinheiro. Para isso, estabeleça um teto para os gastos com alimentos, transporte, lazer e etc. Lembre-se que, além de estabelecer os limites de gastos, você também deverá respeitá-los, portanto, o limite deve estar de acordo com as suas necessidades.

Faça uma pesquisa de preços

Muitos gastos podem ser evitados se você reservar um tempo para fazer pesquisas de preço. Comprar suas coisas sempre no mesmo lugar pode até ser cômodo, mas muitas vezes não é nada econômico.

Portanto, antes de sair para fazer qualquer compra, pesquise bem o preço do que você deseja comprar. Compare os preços em diferentes locais e compre sempre no local mais barato, mesmo que ele não seja a opção mais prática.

Anúncios

Fique de olho nos descontos

Descontos são importantíssimos para poupar um dinheiro com as compras. Na maioria dos supermercados há um dia específico em que as carnes, por exemplo, ficam mais baratas. Procure saber quando essas promoções acontecem no local onde .

Além disso, uma boa dica é deixar as compras do supermercado para a segunda quinzena do mês. Já que a maioria das pessoas faz as compras mensais no início do mês, os supermercados, para continuar atraindo clientes, costumam fazer ótimas promoções na segunda quinzena.

Compre produtos da estação

Essa é uma dica valiosa para economizar nas compras de verduras, legumes e frutas. Esses produtos ficam muito mais baratos quando estão na época da colheita. Portanto, procure saber quais são as frutas e verduras da estação e dê preferência a elas!

Não vá ao supermercado quando estiver com fome

Ir com fome ao supermercado é certeza de gastos desnecessários. É comum realizar compras desnecessárias quando se está com fome, pois o desejo de comer irá fazer com que você acabe comprando mais alimentos do que deveria.

Portanto, alimente-se bem antes de fazer compras no supermercado. Lembre-se que isso o ajudará a evitar compras impulsivas.

Evite levar crianças para o supermercado

É fato que se você levar seus filhos ao supermercado, vai acabar comprando alguma coisa para agradá-los, seja um chocolate ou algum brinquedo.

Portanto, deixar de levar as crianças ao supermercado pode ser essencial para manter o orçamento familiar organizado e garantir a economia. As crianças podem pedir para comprar uma coisa ou outra, e isso pode acabar gerando gastos que desnecessários.

Tome cuidado com os truques do marketing

Você já percebeu como é a disposição dos produtos no supermercado? Já notou que, geralmente, produtos essenciais ficam nos fundos? A organização dos produtos não é feita por razões meramente estéticas, mas sim de maneira estratégica, para fazer com que você gaste mais!

Não se deixe levar por essas estratégias de marketing. Ter controle sobre isso e não ceder é necessário para garantir a economia.

Não vá ao supermercado se estiver com pressa

As vezes a rotina está tão agitada que quase não temos tempo para ir ao supermercado. Então, quando precisamos ir, já colocamos tudo dentro do carrinho sem nem ao menos olhar os preços. Quando chega, por fim, o fim do mês, percebemos o impacto causado por aquela compra apressada.

Sendo assim, organize-se para ir ao supermercado. Fazer compras exige paciência e tempo. Afinal, se o objetivo é poupar, é necessário comparar os preços com muita cautela.

Dê preferência para pagamentos à vista ou no débito

A melhor forma de poupar dinheiro nas compras é evitar que elas se tornem dívidas no futuro. Para isso, a sua melhor alternativa é pagar com o dinheiro que você tem em mãos (ou na conta).

Evitar o uso do cartão de crédito no supermercado pode te livrar de muitas dívidas com o cartão. Fique atento!

E aí, gostou do post? Então compartilhe para que mais pessoas possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.