Como aumentar as chances de conseguir um empréstimo?

Atualmente, muitos bancos e instituições financeiras estão receosos em aprovar solicitações de empréstimo, devido ao aumento no risco de calote.

Se você precisa de crédito, seja para uma emergência ou abrir um negócio, confira, a seguir, algumas dicas para ter a solicitação de crédito aprovada.

Faça um planejamento e fique com as contas em dia

Quando falamos em planejamento, falamos em organizar a sua vida financeira, registrando tudo aquilo que você gasta e tudo aquilo que você ganha durante o mês. Para isso, utilize uma planilha ou mesmo um aplicativo de organização financeira para smartphones.

Além disso, é recomendado que você não deixe nenhuma conta em aberto. Se você está tendo dificuldades em pagar todas as contas, faça uma análise dos seus gastos e veja o que deve ser cortado para que a criação de dívidas seja evitada. Caso você esqueça de pagar as contas na data certa, sugerimos que você coloque-as no débito automático, assim não há risco de deixar uma conta sem pagar.

Com as finanças em dia, você dificilmente irá se endividar, fazendo com que seu nome fiquei limpo nos órgãos de proteção de crédito e, consequentemente, fazendo com que um banco ou financeira aprove a sua solicitação de crédito.

Aumente o seu score de crédito

O score é uma pontuação feita por órgãos de proteção de crédito, como o SPC e o Serasa. Essa pontuação vai de 0 a 1000, e utiliza o seu histórico enquanto consumidor como critério de pontuação.

O score define a reputação financeira de uma pessoa. Se a pontuação é muito baixa, maiores são as chances de inadimplência; se a pontuação é alta, as chances de inadimplência são menores.

Desse modo, se você está com o nome negativado ou já esteve com o nome sujo, seu score será reduzido. Se você paga suas coisas em dia e não precisa pedir empréstimo com frequência, seu score será bom.

Anúncios

Há outros fatores que podem colaborar para que seu score seja baixo, como:

  • Dívidas abertas;
  • Contas atrasadas;
  • Usar vários cartões de crédito ao mesmo tempo;
  • Não ter contas em seu nome.

Lembre-se que quanto maior o score, maiores serão as chances de conseguir o empréstimo desejado. Se você tem interesse em aumentar sua pontuação, sugerimos que leia as nossas dicas para aumentar o seu score de crédito.

Tenha uma boa relação com o banco

Quanto melhor for a sua relação com o banco, maiores serão as chances de ter a solicitação de empréstimo aprovada. Se você paga as contas em dia e não possui nenhum débito com o banco, significa que sua relação com a instituição é boa. Caso você esteja em débito com a instituição, você poderá ter problemas para conseguir um empréstimo.

Portanto, se você quer ter o seu crédito aprovado, é necessário fazer o que for possível para melhorar a sua relação com o banco.

Declare sua renda de forma transparente

A sua renda é um dos principais critérios para a aprovação de um empréstimo. Isto é, ela precisa ser compatível com o valor solicitado, caso contrário o seu pedido dificilmente será aceito.

Fazer a declaração de forma transparente também é essencial para que o crédito seja aprovado. Lembre-se que os bancos e as financeiras farão uma análise minuciosa para verificar se a renda declarada condiz com a realidade ou não.

Faça o Cadastro Positivo

Como as instituições fazem uma análise de como você cuida de seu dinheiro antes da conceder (ou não) o empréstimo, ter um nome limpo faz muita diferença. Sendo assim, ter o cadastro positivo pode te ajudar bastante a ter o crédito aprovado.

O cadastro positivo funciona como uma espécie de “currículo financeiro”. Nele, são reunidas várias informações da sua vida financeira, como a forma em que você paga as suas contas, e a sua pontualidade em relação a elas.

Os bancos utilizam esses dados para analisar o seu perfil. Sendo assim, quanto mais pontual você for para pagar as suas contas, melhor será a sua análise e os bancos terão confiança para fazer empréstimos com taxas de juros menores para você.

Elabore um plano de negócios

Essa dica é para as pessoas que querem um empréstimo para abrir um negócio ou investir na própria empresa.

Elaborar um plano de negócios é essencial para que suas chances de ter o pedido de empréstimo aprovado. A construção desse plano não é fácil, mas é importante não só para conseguir o crédito, mas também para correr menos riscos de fracassar.

O plano de negócios não deve conter apenas números relacionados ao seu empreendimento. Você precisa colocar também as metas e o que você pretende fazer para atingi-las. Lembre-se que você precisa convencer o analista para que o crédito seja liberado, portanto capriche ao montar o seu plano de negócios.

 

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!