Certamente você já se imaginou terminando o mês com saldo positivo e ainda com uma sobrinha para um investimento não é mesmo? Ou em ter condições de finalmente tirar um projeto da gaveta porque cabe no orçamento. Isso é possível quando aprendemos a economizar.

Saber usar o dinheiro não significa que você irá deixar de fazer ou comprar o que gosta. Pelo contrário, significa que você conseguirá se organizar para fazer tais feitos sem que seu orçamento encerre de forma negativa ao fim do mês e as dívidas se acumule.

Seja em bons tempos ou em meio à crise, saber economizar é extremamente essencial. Portanto, separamos esse material com algumas dicas e hábitos que te auxiliarão em todo esse processo rumo ao sucesso financeiro!

Benefícios de economizar

Para tomarmos uma decisão em nossa vida sempre precisamos entender os prós e os contras não é mesmo? Mas nesse caso, não existem contras, quando você aprende a economizar só tem a ganhar com tal hábito, por isso vão aqui alguns benefícios evidentes:

Conquistar uma reserva de emergência

Infelizmente a vida sempre nos prega algumas peças. Seja com um dano no carro, um cano que precisa de reparos em casa e tantas outras situações inesperadas. Nesses momentos, sabemos o quanto nos faz falta uma reserva de emergência. As economias nos ajudam a conquistar essa reserva e estar preparado para circunstâncias adversas.

Realizar os projetos travados

Você tem projetos na gaveta? Isso mesmo, projetos na gaveta. Aqueles que queremos, mas que nossas condições financeiras não nos permitem neste momento. Portanto, aqui é mais um benefício de aprender economizar. A médio e longo prazo esses projetos serão possíveis!

Fazer o dinheiro render

Quando iniciamos um hábito de economia é evidente o desejo de investir o dinheiro. Seja no tesouro direto, como aporte mensal, na Bolsa de Valores ou em qualquer outro, os rendimentos futuros são reais e são grande benefício.

Quem deve economizar

A definição segundo os dicionários para a palavra economizar é: não desperdiçar, usar com moderação. Ou seja, é saber usar o dinheiro com o que é necessário, abrir mão de coisas que neste momento não são prioridades para garantir tranquilidade mais para a frente.

Anúncios

Dito isso, vale enfatizar que todos devem aprender a mudar rotinas e saber a forma certa de usar os seus rendimentos mensais. Para essa missão, a família toda deve ser convocada, inclusive as crianças. Assim, já serão educadas financeiramente desde cedo.

Passos para começar a economizar

Decidir economizar é um passo importante, a partir dele surgem pequenas ações que precisamos desenvolver ao longo dos dias. Contudo, é importante dizer que após anos usando o dinheiro sem um objetivo, os primeiros meses serão difíceis como todo começo, mas vale a pena e te trará grandes resultados. Vamos aos passos:

Tenha disciplina

O mais importante passo é ter disciplina, assim você cumprirá todos os outros passos sem negligenciar. Nesse passo é necessário deixar para trás fases do tipo: “amanhã eu faço”, “só se vive uma vez”, “eu trabalho, eu mereço gastar com isso”, “depois eu dou um jeito de pagar”. Ter disciplina é conseguir seguir de forma determinada o planejamento.

Observe seus gastos e corte os desnecessários

Você sabe exatamente onde gasta seu dinheiro? Já reparou que às vezes você não sabe o que pagou e como o dinheiro acabou? Portanto, repare e tome nota dos seus gastos por um mês, anote cada centavo gasto. Com essas anotações em mãos, comece a cortar aquilo que foi desnecessário.

Planeje a quitação das suas dívidas

Não será possível economizar, se as dívidas lhe “apertar pelo pescoço” todos os meses. Portanto, liste todas as contas atrasadas e as parcelas futuras. Trace uma meta de quais pagará em cada mês e com defina em quanto tempo as eliminará.

Substitua os juros

Muitas vezes somos submetidos a juros altíssimos. Em geral, não pesquisamos as taxas de juros das nossas administradoras de cartões de crédito, basta saber que o crédito foi aprovado e já estamos distribuindo passadas de cartão. Mas é importante entender quais as taxas aplicadas atualmente pelo seu cartão e buscar caminhos que te oferecem menores.

Tenha uma planilha de gastos e aprenda a dizer não

É necessário que você monte uma planilha de gastos. Nela coloque suas contas fixas e essenciais, aquelas que todos os meses terão de serem pagas sem exceção, depois coloque as parcelas, as dívidas e por fim, reserve também uma porcentagem para realizar algo que você gosta.

Vale a pena, uma vez ao mês pelo menos, realizar algo que gosta, assim tratará da manutenção do seu bem-estar e terá ânimo para seguir a jornada da economia. Além disso, aprenda a dizer não quando desejar comprar ou fazer algo que não esteja em sua planilha.

Agora que chegou até aqui, certamente você entendeu que é importante começar agora mesmo a economizar. Os resultados para você, sua família e seu futuro serão recompensadores se conseguir se manter firme mesmo com as primeiras dificuldades!

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.